sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Legislativo x Executivo: uma relação de amor e ódio


A notícia
 
A câmara municipal de Caririaçu votou, e derrubou, em sessão ordinária realizada na noite do dia 06 de dezembro de 2011, o Projeto de Lei Nº 20/2011, do executivo municipal, que visava autorização para contratação de servidores temporários para o ano de 2012.


...Por essa eu não esperava!

"O povo não esta preparado para um concurso."

Esse foi o argumento usado pela situação para tentar justificar tal mensagem. É bom saber o que os nossos líderes  pensam ao nosso respeito (...como se já não soubéssemos!). Daí, concordo com meu amigo Francisco Sousa do blog, já tão conhecido, Caririaçu: A Serra de São Pedro : "(...) Porém, dizer que ainda não realizaram o concurso porque nós somos um bando de ignorantes, é assumir a própria incompetência (...)".  Esse foi o tiro no próprio pé, afinal, são eles os responsáveis pela nossa educação, ou parte dela, já que esse é um serviço compartilhado entre o Município, Estado e a Federação.


... Muito menos por essa!


5 votos a 3, esse foi o resultado da votação. Mas, vamos observar um detalhe: esse mandato, que se encerra no fim do próximo ano, já é o segundo sob a atual gestão e, como o povo não é ignorante como eles próprio afirmaram, sabe que desde 2005, essa mensagem foi aprovada, ano-após-ano, pela câmara de vereadores. Nunca foi segredo para ninguém todas as práticas agora citadas pela oposição. A pergunta é: o que aconteceu desta vez? E a resposta, é que durante todo esse tempo a administração tinha maioria na casa e agora é a oposição que a detém. Sabendo disso, presumi-se que a pratica da legislatura no nosso município, por algum motivo (...talvez ignorância, quem sabe?!), não esta sendo bem executada, afinal o que se observa é que, quando se está de um lado, todo projeto é perfeito; quando do outro, o voto é sempre contra.


Resultado

 Durante todo esse tempo o legislativo municipal entregou o pão ao executivo, que , por sua vez, realizava "O Milagre da Multiplicação". Agora porém, a mesma mão que deu o pão, tomou-o de volta. E agora?!
Algo me diz que essa história ainda vai ser longa!




A idéia do nosso blog é observar e falar, quando preciso, sem agredir ninguém. Expressar nossa opinião afim de que você, amigo leitor, possa tirar suas próprias conclusões. E se interessar publicá-la, pode nos enviar através do e-mail: caririacuokidenatelha@yahoo.com, que o faremos para você. Um Abraço!



sábado, 29 de outubro de 2011

De Repente ao Rap...Isso é Nordeste

ARTISTA: RAPadura Xique Chico
ÁLBUM: FitaEmbolada do Engenho
ANO: 2010
Link de Acesso: http://youtu.be/n_ZXeg6gD_o

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Festa de São Pedro: Contando mais esta História

A chegada do mês de Junho representa, para o Nordeste, o início de um período de muita festa, religiosidade e Cultura. Por toda parte o que se vê é o estouro das tradicionais bombinhas de São João, muita comilança, apresentação de quadrilhas e, é claro, muito rala buxo ao som do autêntico forró nordestino. Tudo isso, em torno da fogueira, que homenageia seja qual for o santo do dia: São João, São Pedro ou Santo Antônio.

Não muito diferente das outras, a Região do Cariri também festeja com muita alegria os Santos Juninos e um dos mais tradicionais festejos acontece em Caririaçu. São nove noites de festa dedicadas ao seu padroeiro São Pedro, começando no dia 20 até o dia 29 de Junho, com uma programação bastante diversificada. Quem gosta de religiosidade pode acompanhar a programação religiosa da festa que tradicionalmente começa, todos os dias, ás 5:00 h da manhã com a alvorada festiva e termina só a noite com procissões, pregações e novenas na Matriz de São Pedro. Já para aqueles que além da religiosidade também gosta de um bom arrasta-pé, há uma programação voltada para o entreterimento e lazer com shows ao vivo de bandas de forró conhecidas em todo nordeste e também locais. 

Neste período a cidade de Caririaçu recebe muitos visitantes, sobre tudo, dos seus filhos que por algum motivo tiveram que se distanciar do seu torrão natal, mas que, como é de se esperar, nunca esqueceu da sua terra, e que faz questão de matar todas as saudades daquela gente, daqueles costumes, daquelas belezas sem igual, daquele Friozinho... Enfim, vêm ao encontro das boas lembranças e de tudo que teve que deixar para tráz, mas que, ao mesmo tempo, carrega consigo dentro do peito.

Como tudo começou?

A paróquia de São Pedro foi criada no dia 09 de Novembro de 1870, no então povoado de São José, localizado na chamada Serra de São Pedro a que, posteriormente, lhe rendeu o novo nome de São Pedro e, como conseguinte, o Padroeiro.

A imagem de São Pedro chegou a cidade no ano de 1900, quando ainda era chamada de São Pedro do Crato. Ela foi trazida da cidade de Iguatú carregada nos ombros pelos homens e sua chegada foi marcada por muita música, fogos, hinos, em fim, uma verdadeira festa da multidão que fora ao seu encontro antes mesmo da sua entrada naquela que seria sua casa definitiva.


(fonte: http://ce.anpuh.org/download/anais_2010_pdf/st05/Artigo_completo_Kelly.pdf)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Programação da Festa de São Pedro 2011- Caririaçu

Festa de São Pedro termina no dia 29 de Junho com show's das Bandas Forró da Curtição, Fábio Carneirinho, Gilberto Moura e Tenda Eletrônica Cotonete com DJ Jorjão. Veja Programação Completa!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Osama não Morreu

 Olá amigos, como vocês já devem saber, na madrugada de segunda feira, 2 de maio, o governo americano, anunciou a morte de Osama bin Laden, depois de uma caçada de pelo menos dez anos.

 Como era de se esperar, essa foi a notícia da semana e eu fiquei a imaginar se seria legal escrever alguma coisa sobre o assunto (afinal, essa seria a morte do ano!). Pois bem, decidi não escrever desta vez. Fiz melhor, encontrei esse vídeo no YouTube ( http://youtu.be/CJ6J2xIurhA), e aqui estou compartilhando com vocês. Ele exprime muito bem a minha opinião sobre tudo isso!




Para terminar, quero parabenizar as pessoas que produziram e postaram este vídeo no youTube, ficou hilário, muito bom!

sábado, 30 de abril de 2011

História de Caririaçu, de Que forma ela está sendo contada

Há alguns dias, resolvi contar a historia da nossa cidade e para isso iniciei uma minuciosa pesquisa, na Internet, para inteirar-me sobre o que estava rolando sobre a historia da mesma. Pois bem, estou aqui postando o que encontrei na rede, mas antes, peço-lhe licença a você, caro leitor, para deixar uma breve descrição das minhas motivações e considerações sobre o assunto. Isso, simplesmente para sair do óbvio e para que este trabalho tenha uma diferenciação dos outros, poucos* (...no decorrer da leitura você, entenderá o porque do uso dessa palavra aqui), que já estão em circulação.


O objetivo aqui, primeiro, é informar a você que não conhece e tem interesse na historia dessa terra; Depois, deixar uma fonte de pesquisa digitalizada e mais acessível, principalmente, para alunos que venha a necessitar para trabalhos e coisas mais; E, por fim, tenho o desejo (... O que não deixa de ser uma motivação.), de que sirva, também, para promover o nome da nossa cidade.

 Eu, particularmente, acredito muito na historia, e essa é uma das motivações para o que está sendo escrito aqui, e por isso não consigo entender como na era da informação, as boas informações sobre uma cidade, por pequena que seja, sejam tão escassas, no que podemos chamar, sem medo de errar, o mais poderoso meio de comunicação (...ou o que ainda não foi privatizado. ), atual: A INTERNET.

É, amigo leitor, agora pense no que citei acima. Se as boas informações não estão sendo divulgadas, tão pouco a história o será. Simplesmente passa despercebida. É uma pena, mas isso é o que acontece hoje com Caririaçu, estamos praticamente ilhados do mundo digital.(...A partir daqui você começa entender o uso da palavra (*) do inicio.)

Falo por experiência  própria, não há nenhum tipo de boa informação (...com raras exceções), sobre a nossa cidade: atualidade, política, nada! Salvo alguns pouquíssimos sites e blogs, que, diga-se de passagem, são de outras cidades e regiões, e outros dois ou três de Caririaçu (...quase sem atualização, salvo o Caririaçu: A Serra de São Pedro.) que falam migalhas da nossa História, e só.

Em contra partida, como você já deve saber e se lamentar, as  más notícias (...Aquelas mesmas, que correm como um rastilho de pólvora) estão lá muito frequentemente, e são muitas: assassinatos, roubos, vícios, acidentes, etc. Elas, as más notícias, são quem fazem a promoção de Caririaçu, no sentido contrário, é verdade, mas fazem e fazem também com que Caririaçu passe a ser conhecida como algo que ela não é (...ou não era!).   

Com a minha pesquisa, como já era de se esperar, não encontrei muita coisa, apenas o que todos os sites e blogs que citei acima já disponibilizavam e que acredito tenham, direta ou indiretamente, a mesma fonte: a Câmara Municipal de Vereadores de Caririaçu,  a qual disponibilizarei logo abaixo. Logo após, não querendo abusar da sua paciência (...e espero que não o esteja fazendo.), peço-lhe que leia as considerações finais sobre tal texto.

 História  (de Caririaçu)
                                                                                 
 As  terras  da  serra  de  São  Pedro  eram  habitadas  pelos  índios  Kariri,  Guari   antes  da chegada  das  entradas  no  interior  brasileiro  durante  o  século  XVII.  Os  integrantes  das entradas,  militares  e religiosos,  mantiveram  os  primeiros  contatos  com  os  nativos, estudaram  todas  a  região  dos  Cariai, catequizaram  os  índigenas  e  os  agruparam  em aldeamentos     ou    missões.   Os    resultados    destes   contatos    e   descobrimentos desencadearam   notícias   que   na   região   tinha   ouro   em   abundância   e   em   seguida desencadeou-se  uma  verdadeira  corrida  para  os  sertões  brasileiros,  onde  famílias oriundas  de  Portugal,  sonhando  com  as  riquezas  de  terras  inexploradas  e  com  a esperança  de encontrar  o  minério,  que  as  levariam  a  aumentar  o  seu  patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa.

A  busca  do  metal  precioso,  nas  ribanceiras  do  Rio  Salgado,  trouxe  para  a  região  do Sertão  do  Cariri,  a  colonização  e  com  conseqüência  a  doação  de  sesmarias,  o  que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Ao redor da capelas de: São Francisco, São Pedro  e  Nossa  Senhora  do  Carmo, criadas  a  partir  do  século  XIX,  surgiu  o  núcleo urbano que hoje chama-se Caririaçu.

Etimologia

O topônimo Caririaçu vem do Tupi Cariri ou Kiriri (calado, taciturno) e Assú ou Açú ou   Guassú (sufixo aumentativo), uma composição que significa Caladão. Sua denominação original era São José. Em Agosto de 1876, foi elevado a categoria de vila com o nome "Serra de São Pedro", depois São Pedro do Crato (alusão à cidade mãe), São Pedro do Cariri, e desde 1943, Caririassú e por fim Caririaçu.

Política 

A administração municipal localiza-se na sede: Caririaçu.

Geografia

Área: 690,5km².                    
Área(% em relação ao Estado): 0,29.      
Altitude: 715,27m.                   
Latitude: 7°02’.                   
Longitude: 39°17’.                    
Mesorregião: Sul Cearense.                                                 
Microrregião: Caririaçu.                   
Limites: Norte – Granjeiro, Lavras da Mangabeira; Sul – MissãoVelha, Juazeiro do Norte e Crato; Leste - Aurora;Oeste–VárzeaAlagre.

Subdivisão

O município é dividido em 5(cinco) distritos: Caririaçu (sede), Feitosa (Serrote), Miguel Xavier (Valença), Miragem e Primavera (São Lourenço).  

Clima 

Tropical  quente  semi-árido  com  pluviometria  média  de  1.170,4 mm  com  chuvas concentradas de Janeiro à Abril. 

Hidrografia e recursos hídricos 

As principais fontes de água fazem parte da bacia do Rio Salgado, sendo elas os riachos:  Damião, do Jenipapeiro,   do   Jupari,   dos   Carneiros   Munlugu,   Oitícica,   Rosário, Samambaia,  São  Lourenço  e  outros  tantos.Existem  ainda  diversos  pequenos  açudes, sendo o maior o açude Manoel Balbino. Atualmente a sede do município é abastecida  com as águas do Açude São Domingos. 

Relevo e solos 

As principais elevações são: Situado ao lado norte da Chapada do Araripe, possui dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar.As principais elevações são as serras: de São Pedro, do Boqueirão e Verde 

Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aquíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada. 

Vegetação 

A  vegetação  é  bastante  diversificada,  apresentando  domínios  de  cerradão,  caatinga  e errado. 

Economia 

A  base  da  economia  local  é  a  agricultura  do  milho  ,  banana,  feijão  e  fava;  pecuária: bovino, suíno e ovinos. 

Cultura 

Arquitetura  Antiga:  Casarão do sr. Álvaro Pereira, Casarão do Cel. Botelho, Igreja Matriz (século passado).

Os principais eventos culturais são: 

     •   Festa do Padroeiro: São Pedro de 20 a 29 de Junho 
     •   Festa do Município 18 de Agosto : Vaquejada  
                                                                                                                                                     (Fonte: Câmara Municipal de Caririaçu )

 
Como prometido, as considerações finais!

para terminar, quero deixar uma questão para reflexão: Será que a historia de Caririaçu se resume só no que está escrito acima? será que a política, a cultura, o clima, é só isso mesmo? Ou será que esse é apenas um resumo seco que coloca nossa cidade no diminutivo?

Amigo leitor, eu fico imaginando: como falar da História de Caririaçu sem se referir ao frio, gostoso e aconchegante, que ela possui (...em algumas épocas do ano), se esse é uma marca registrada nossa?!





sábado, 26 de março de 2011

O Boicote do Futebol Caririense

Nesta temporada de 2011, para desespero da imprensa da capital, o Cariri tem três representantes na primeira divisão do Campeonato Cearense de Futebol: CRATO, GUARANI e ICASA.

(...) A equipe Cratense, infelizmente, não vem fazendo uma boa campanha, sendo que nesse momento esta na briga para escapar da zona de rebaixamento para a segundona.
O Guarani vai muito bem, obrigado, vem fazendo uma ótima campanha durante todo o campeonato. Ficou entre os quatro melhores do primeiro turno e já é o primeiro colocado do segundo, sendo que ainda não perdeu nenhuma partida.
Já o Icasa vem fazendo uma campanha oscilatória, com muitos autos e baixos mas, mesmo assim, chegou ao final do primeiro turno ainda com boas chances de classificação para o quadrangular final. (...)

Mas não estou aqui para discutir a quantas andam esses times no Campeonato Cearense, muito menos dar minha opinião sobre quem é melhor e etc. Estou aqui para falar sobre uma injustiça.

Essa palavra combina muito bem com o futebol caririense e em especial com o time do Icasa. Não que o Guarani não sofra esse tipo de injúria, mas o Icasa, pelo que fez nos últimos anos nos campeonatos locais, estaduais e nacionais, já deveria, na minha opinião, estar marcado como um dos grandes times do nosso estado e, assim como os ditos "grandes clubes da capital", receber todo crédito e apoio por isso.

Se formos comparar as campanhas destes clubes com a do Icasa, nos últimos tempos, não vemos muita diferença. Como o Icasa, eles não ganharam nada! (Apenas o Cearense. Porém, todos sabem que esse é um campeonato de cartas marcadas e que sempre dar-se um jeitinho para o troféu ficar por lá mesmo. Mesmo assim, o Icasa, vez por outra, ainda leva um dos turnos pra casa.).

Um deles, enfim, conseguiu subir para a primeira divisão nacional, e pasmem, conseguiu se garantir por mais uma temporada. O outro teve o incrível dom de fazer o inacreditável, o inimaginável: caiu para a terceira divisão do mesmo campeonato. E o mais incrível de tudo isso é que, no ano seguinte à queda, a imprensa da capital, que, até então, nunca tinha transmitido um jogo da terceira divisão do campeonato brasileiro, o fez, deixando de lado a segundona, a qual sempre era transmitida por eles e que por acaso (...ou não), o Icasa estava disputando. Existe também, um terceiro clube que a muito tempo vem apenas cumprindo tabela no campeonato local, mas que essa tal imprensa insiste em destacá-lo como o suposto terceiro grande clube cearense (...Dá para acreditar?!).

Já o nosso pequeno e modesto clube interiorano com toda a sua limitação, vem paralelamente, procurando o seu espaço e fazendo bonito, como foi o caso das participações na Copa do Brasil, onde foi muito bem em todas as que participou, na terceira divisão do brasileiro onde conseguiu com folga o acesso à divisão posterior e na segundona - (Aqui, já aumenta as dificuldades pelo tamanho investimento que deve ser feito e pela falta de apoio que o clube tem) - na qual se tornou  temido jogando em casa, no estádio Romeirão, onde quase não perdeu durante todo o campeonato.

Ainda assim, vem um bando de puxa saco, no rádio, na TV, nos jornais, na Internet, enfim, em todos os meios de comunicação, chamar um jogo entre eles, "os grandes", de "Clássico Rei". Agora eu pergunto: que rei é esse, que não tem nem um título de nobreza? Eles são tão reis que foi preciso que um de "seus súditos" do interior se sobressaísse e se tornasse o primeiro clube cearense a conquistar um título a nível nacional. Esse clube foi o Guarani de Sobral, e ele foi campeão do Campeonato Brasileiro da série D, em 2010, subindo assim para a terceira divisão onde vai representar o interior cearense. ( Se tiver sorte vai poder ter, pelo menos, um dos seus jogos transmitido...o que enfrentará a sua "alteza".).

Aliás, este título aqui sugerido, "O boicote do futebol caririense", pode ser facilmente estendido a todo o futebol do interior cearense, já que todas essas mazelas são recíprocas para todos. E para terminar, para não me tacharem de demagogo e outras coisas mais, apontarei o defeito do Icasa, (e de todos os outros clubes interioranos): sentir-se pequeno. Ele deveria se libertar da lavagem cerebral que sofrera durante todo esse tempo e deixar essa mania de pequenez e se comportar a altura do seu potencial. Tudo isso para deixar de ser apenas "a pedra na chuteira" dos clubes da capital para se tornar uma pedra bem maior e visível a todos e não correr o risco de ser chutado para debaixo do tapete.



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Enfim, a chuva!

Quem observou as chuvas dos últimos dias ocorridas no Sudeste do Brasil, com certeza se comoveu com todas as tragédias ocorridas naquela região. Esses acontecimentos são cíclicos e repetitivos e o sofrimento de ontem é mesmo de hoje. Mesmo assim, a humanidade não aprende nunca, insistem em lutar contra a natureza e ainda culpam-na por tudo. Irresponsabilidade e estupidez, essa é a causa de tudo.

Trazendo  pra mais perto da nossa realidade, quantas vezes, diante dos acontecimentos, eu ouvi a seguinte frase? " - Tanta chuva por lá e nós aqui sem nada!". Você vai concordar comigo que um dilema nordestino é olhar para o céu e se perguntar: será se esse ano vai chover? Será que vai haver "inverno" ou vai ser mais um ano de sofrimento?

Pois bem, a chuva chegou. Enfim, podem agradecer a Deus e pedir que ela permaneça por aqui. Porém, nas suas preces lembre-se de pedir também que ela venha com menos poder de destruição. Hoje, dia 28 de Janeiro de 2011, boa parte da cidade do Crato acordou coberta por água, lama e tudo a mais que ela podia arrastar. Esse é um indício do que pode acontecer e mais um exemplo da fraqueza do homem na luta contra a natureza.

Diante de tudo isso você deve lembrar do que aconteceu com Caririaçu há alguns anos atrás.
Resta-nos saber se nossa cidade está preparada para o que pode vir por ai. Com certeza não! Ninguém está! Mais uma vez, se tudo voltar acontecer, vamos ter que olhar para cima e fazer o que nos resta: REZAR!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dê sua Opinião!

Olá galera! há muito tempo venho notando que a nossa cidade de Caririaçu, por incrível que pareça nos tempos de hoje, ainda não tem um portal para troca de informação na net e, vamos combinar pessoal, nossa querida Serra de São Pedro o merece, não?! - Pois bem, observando principalmente toda essa moçada que gosta de estar conectada na rede, lanço esse blog como uma proposta de criar um espaço virtual legal para levar troca de informação, notícias, entretenimento e muito mais!


Bem e para começar (e começar com Pé direito), quero a opinião de vocês sobre a seguinte questão:
O que você gostaria que fizesse parte em um blog sobre a nossa cidade?
Ah! E mais uma coisinha. Nosso blog estar aberto para que você mande sua opinião, noticias, textos, mensagens, fotos, informações e, enfim, O Que Der na Telha!
Espero as respostas valeu?!Abraço a todos.