quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Promoção Cartão Monopostal–Caririaçu 136 Anos

Como já tínhamos dito antes…
“[…]Imagine um cartão postal comemorativo dos 136 anos de emancipação do nosso município, uma foto legal… Uma beleza! Isso já seria legal, não é? agora, pra fazer toda a diferença, imagine esse mesmo cartão postal, sendo que agora você possa levá-lo a qualquer que seja o lugar que desejar, mostrar para todos os amigos e se orgulhar da sua terra. Pensou? então continue, acrescente a ele um toque de originalidade, com a nostalgia das lembranças do passado, num objeto inesperado, algo que tenha tudo haver com o caminhar do tempo e a tentativa das pessoas de eterniza-lo! Perguntarei novamente, pensou?[…]”
Promoção Cartão Monopostal–Caririaçu 136 Anos
[CLICK SOBRE A IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA]
Aí esta a nossa “promoção”. Concordo que chega a ser até presunção da minha parte chamar esse sorteiozinho assim, então, sejamos realistas: Está aí o lançamento do nosso sorteio de alguns monóculos… Isso mesmo, sabe aqueles monóculos da sua avó que você adorava ficar vendo enquanto ela lhe explicava quem eram os protagonistas das fotografias em questão? Consegui alguns, sei nem com qual sorte, e aqui estou  a disponibilizá-los para os desbravadores desse blog em forma de um cartão postal, ou como diz o nome da “promoção”: Cartão Monopostal, e nele estarão fotografias de alguns pontos da nossa cidade (Ou, algum ponto da nossa cidade.)

Na verdade, ainda estou pensando em alguns detalhes como, quais as fotografias usar (ou qual fotografia, pois pode ser escolhida apenas uma que represente bem a nossa terrinha), a forma de sorteio, dentre outras coisas, mas como o dia do município já está bem próximo, não me dispus do tempo necessário para finalizar tudo antes de colocar pra vocês esta ideia, então decidi disponibilizá-la assim mesmo e divulgar qualquer atualização posterior nas redes sociais e aqui mesmo neste humilde “bloguinho”.
Mas porque Monóculo e Cartão Monopostal?
Estou usando os monóculos por vários motivos, mas colocarei apenas dois aqui. Primeiro, você vai concordar comigo que eles dão um ar de nostalgia e trazem para nós o passado, ou lembranças do passado. Quem nunca viu ou usou um desses quando criança? O segundo motivo já explica também o porque do “Cartão Monopostal”. Isso porque o uso deles me dá a deixa para alertar da visão adotada e propagada em Caririçu (…Em todos os sentidos!), o que eu chamaria de uma “monovisão” ou uma visão delimitada para um só lado, uma visão falha, na minha concepção e que agora, como já venho fazendo desde a criação deste blog, estou mostrando um outro lado, ou seja, a nossa cidade, como ela é bela e que vale a pena lutar por ela… LUTAR POR ELA!.
Então é isso, espero que gostem e comunguem comigo nesta ideia!

Inscreva-se, click aqui!



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Promoção dos 136 Anos de Caririaçu

Em 2012 Caririaçu completa 136 anos de redenção. Emancipou-se em 1876, mais precisamente no dia 18 de agosto. Há alguns dias esse fato me veio a cabeça e ficou encasquetado nela. Minha mente, coitada, mais parecia um navegador na minha Internet (…Lenta!), quando lhe é solicitada alguma página. Rodava, rodava, rodava, e nada… Quando por ventura respondia alguma coisa, retornava as informações todas desorganizadas e sem nenhuma ornamentação. Coitada da minha cabeça, apesar de ter um tamanho fora dos padrões, não dá para esperar muita coisa dela. Mas nada que a persistência não possa resolver, não é?! Aos carros velhos, que insistem em não pegar, o remédio que resta são os  trancos. A minha mente, apesar da idade cronológica ser de apenas 22 anos,  muitas vezes também necessita de um empurrãozinho na decida da ladeira para poder engrenar.
Esse tremendo esforço foi para tentar associar essa data tão importante aos tão importantes leitores deste blog. Desde de quando foi criado,  este mísero, de uma forma ou de outra, esta dedicado a nossa terra e ao nosso público (Essas pessoas de bom coração que vez por outra adentram às nossas páginas, mesmo sabendo o martírio que vão enfrentar nelas!).
Depois de muito tempo e peleja, quando, em fim, me pus com o cérebro no topo do morro, foi que me surgiu uma ideia: - Eu poderia presentear esses bravos desbravadores! Bem, talvez esta ideia não seja nem um tanto original, afinal, esse tipo de promoção se encontra em qualquer esquina, mas o que esperar destes meus neurônios descompassados? Pelo menos agora eu já tinha uma ideia. Uma ideia e vários problemas, diga-se de passagem, afinal, seja o que fosse, tinha que ser algo legal, diferente e, com certeza, barato, claro, desse item eu não poderia esquecer. Peço-lhes meus caros, que não se sintam ofendidos por conta desse “barato”, acredito que quem conhece esse blog sabe que, por escolha, ele não me remete nem um vintém, e quem me conhece deve saber que também não disponho de recursos financeiros, o que acaba por me limitar nessa empreitada. Outra coisa é que mesmo sem esses tais recursos, gostaria de fazer tudo como nos conformes, como se faz internet a fora, por isso, precisava amadurecer essa nova ideia. E lá se vai minha massa encefálica novamente, derretida lentamente na busca de uma solução que me fosse viável. Afinal, o que poderia ser? Como seria? Mais um belo tranco nas inclinações do pensamento e lá estava, simples, barata e legal, mais uma ideia que com certeza satisfazia todos os requisitos e, eu arriscaria, modestamente claro, original.
Como disse, o meu desejo era fazer algo que relacionasse a nossa cidade aos nossos leitores, tudo  muito originalmente. Então pensei numa coisa que ainda não tinha visto pelas nossas ruas, nosso cotidiano. Claro, porque não! Um cartão postal nos iria cair como uma luva. Mas faltava algo, por si só, um cartão postal ainda era muito comum. Mas uma vez lá vai a cachola trabalhar para melhorar o nosso esboço. Assim, cada vez mais a ideia foi sendo lapidada até chegar no produto que lhes apresento agora:
Imagine um cartão postal comemorativo dos 136 anos de emancipação do nosso município, uma foto legal… Uma beleza! Isso já seria legal, não é? agora, pra fazer toda a diferença, imagine esse mesmo cartão postal, sendo que agora você possa levá-lo a qualquer que seja o lugar que desejar, mostrar para todos os amigos e se orgulhar da sua terra. Pensou? então continue, acrescente a ele um toque de originalidade, com a nostalgia das lembranças do passado, num objeto inesperado, algo que tenha tudo haver com o caminhar do tempo e a tentativa das pessoas de eterniza-lo! Perguntarei novamente, pensou? E, Gostou? Por enquanto isso é tudo que posso revelar para vocês, mas dê seu palpite, em que você acha que se tornou esse cartão postal? Ficou curioso?  Aguardem… Em breve estaremos dando mais informações sobre nossa humilde promoção aqui no blog, na nossa página no Facebook e no Orkut.

O cartão postal citado acima se transformou em "Cartão Monopostal" e vamos sortear alguns para vocês leitores do blog.

Saiba como participar, Click Aqui!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Olhar de um Artista

    Observe esta imagem!
Escultura
Diga-me caro leitor, se lhe fosse pedido para que descrevesse esta imagem, como você o faria? O que diria? Afinal, o que você está vendo?
Um Artista me disse o que via. Aliás, me convenceu da sua verdade. Convicto, transbordo à sua simpatia, levou-me ao seu mundo, singelo e cheio de vida. Quem melhor para descrever estas formas? Qualquer um poderia tentar, mas certamente não iria tão longe. Ninguém mais diria: – Este aqui coitado, veja só, teve seus dois braços amputados, um após o outro, talvez pelo mesmo mal que também acabou por levar uma das pernas. Agora está aí, olhando fixamente para a que lhe resta, e que me parece afetada, a sofrer da mesma cólera.
Foi em visita à nossa cidade-mãe, na exposição do “Cratinho de açúcar”, que me deparei com suas obras e suas explicações dadas para cada uma delas. Esta, como muitas outras, disse a ter encontrado assim mesmo, como aí está. Nada precisou acrescentar a ela, além da face, do brilho, nas pinceladas do verniz, e à vida, esta não através do sopro, mas pelos campos férteis da sua esplendorosa imaginação, traduzida na mais atraente história. Mente digna a de uma criança, da mais sensível e criativa delas.
Cantinho das artes, assim que batizou o lugar de onde emerge suas inspirações. Donde criou Céu e Terra, seu mundo, e o povoou com suas nobres criações. Seres do céu, da terra e da água; Bichos das mais variadas formas e cores, tamanhos e sons; Coisas que habitam o seu dia-a-dia. Tudo representado no mais conciso corte do estilete, seu instrumento, que perfila a madeira, matéria bruta e prima, ou mesmo apenas os veem através do mais simples olhar, no qual enxerga muito mais além do que nós, reles mortais, que nada mais consegue ver além do que se insinua às nossas vistas. 

Nem Deus, nem Quase-Deus, “Mestre” lhe cai melhor. MESTRE GALDINO, Podem chamá-lo assim. Um simpático cratense, fazedor de cultura. Um artista. Ganha a vida fazendo esculturas em madeira, ou adotando as que lhes são dadas, aquelas que são esculpidas naturalmente por Deus, ou pela Mãe Natureza, como queiram, e que só precisam ser notadas, num olhar diferente… O olhar de um artista!

Abaixo mais algumas fotos das esculturas do Mestre Galdino.







[Click sobre a imagem para ampliá-la!] 

Contacte-o e Saiba Mais - Click Aqui!