sábado, 30 de abril de 2011

História de Caririaçu, de Que forma ela está sendo contada

Há alguns dias, resolvi contar a historia da nossa cidade e para isso iniciei uma minuciosa pesquisa, na Internet, para inteirar-me sobre o que estava rolando sobre a historia da mesma. Pois bem, estou aqui postando o que encontrei na rede, mas antes, peço-lhe licença a você, caro leitor, para deixar uma breve descrição das minhas motivações e considerações sobre o assunto. Isso, simplesmente para sair do óbvio e para que este trabalho tenha uma diferenciação dos outros, poucos* (...no decorrer da leitura você, entenderá o porque do uso dessa palavra aqui), que já estão em circulação.


O objetivo aqui, primeiro, é informar a você que não conhece e tem interesse na historia dessa terra; Depois, deixar uma fonte de pesquisa digitalizada e mais acessível, principalmente, para alunos que venha a necessitar para trabalhos e coisas mais; E, por fim, tenho o desejo (... O que não deixa de ser uma motivação.), de que sirva, também, para promover o nome da nossa cidade.

 Eu, particularmente, acredito muito na historia, e essa é uma das motivações para o que está sendo escrito aqui, e por isso não consigo entender como na era da informação, as boas informações sobre uma cidade, por pequena que seja, sejam tão escassas, no que podemos chamar, sem medo de errar, o mais poderoso meio de comunicação (...ou o que ainda não foi privatizado. ), atual: A INTERNET.

É, amigo leitor, agora pense no que citei acima. Se as boas informações não estão sendo divulgadas, tão pouco a história o será. Simplesmente passa despercebida. É uma pena, mas isso é o que acontece hoje com Caririaçu, estamos praticamente ilhados do mundo digital.(...A partir daqui você começa entender o uso da palavra (*) do inicio.)

Falo por experiência  própria, não há nenhum tipo de boa informação (...com raras exceções), sobre a nossa cidade: atualidade, política, nada! Salvo alguns pouquíssimos sites e blogs, que, diga-se de passagem, são de outras cidades e regiões, e outros dois ou três de Caririaçu (...quase sem atualização, salvo o Caririaçu: A Serra de São Pedro.) que falam migalhas da nossa História, e só.

Em contra partida, como você já deve saber e se lamentar, as  más notícias (...Aquelas mesmas, que correm como um rastilho de pólvora) estão lá muito frequentemente, e são muitas: assassinatos, roubos, vícios, acidentes, etc. Elas, as más notícias, são quem fazem a promoção de Caririaçu, no sentido contrário, é verdade, mas fazem e fazem também com que Caririaçu passe a ser conhecida como algo que ela não é (...ou não era!).   

Com a minha pesquisa, como já era de se esperar, não encontrei muita coisa, apenas o que todos os sites e blogs que citei acima já disponibilizavam e que acredito tenham, direta ou indiretamente, a mesma fonte: a Câmara Municipal de Vereadores de Caririaçu,  a qual disponibilizarei logo abaixo. Logo após, não querendo abusar da sua paciência (...e espero que não o esteja fazendo.), peço-lhe que leia as considerações finais sobre tal texto.

 História  (de Caririaçu)
                                                                                 
 As  terras  da  serra  de  São  Pedro  eram  habitadas  pelos  índios  Kariri,  Guari   antes  da chegada  das  entradas  no  interior  brasileiro  durante  o  século  XVII.  Os  integrantes  das entradas,  militares  e religiosos,  mantiveram  os  primeiros  contatos  com  os  nativos, estudaram  todas  a  região  dos  Cariai, catequizaram  os  índigenas  e  os  agruparam  em aldeamentos     ou    missões.   Os    resultados    destes   contatos    e   descobrimentos desencadearam   notícias   que   na   região   tinha   ouro   em   abundância   e   em   seguida desencadeou-se  uma  verdadeira  corrida  para  os  sertões  brasileiros,  onde  famílias oriundas  de  Portugal,  sonhando  com  as  riquezas  de  terras  inexploradas  e  com  a esperança  de encontrar  o  minério,  que  as  levariam  a  aumentar  o  seu  patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa.

A  busca  do  metal  precioso,  nas  ribanceiras  do  Rio  Salgado,  trouxe  para  a  região  do Sertão  do  Cariri,  a  colonização  e  com  conseqüência  a  doação  de  sesmarias,  o  que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Ao redor da capelas de: São Francisco, São Pedro  e  Nossa  Senhora  do  Carmo, criadas  a  partir  do  século  XIX,  surgiu  o  núcleo urbano que hoje chama-se Caririaçu.

Etimologia

O topônimo Caririaçu vem do Tupi Cariri ou Kiriri (calado, taciturno) e Assú ou Açú ou   Guassú (sufixo aumentativo), uma composição que significa Caladão. Sua denominação original era São José. Em Agosto de 1876, foi elevado a categoria de vila com o nome "Serra de São Pedro", depois São Pedro do Crato (alusão à cidade mãe), São Pedro do Cariri, e desde 1943, Caririassú e por fim Caririaçu.

Política 

A administração municipal localiza-se na sede: Caririaçu.

Geografia

Área: 690,5km².                    
Área(% em relação ao Estado): 0,29.      
Altitude: 715,27m.                   
Latitude: 7°02’.                   
Longitude: 39°17’.                    
Mesorregião: Sul Cearense.                                                 
Microrregião: Caririaçu.                   
Limites: Norte – Granjeiro, Lavras da Mangabeira; Sul – MissãoVelha, Juazeiro do Norte e Crato; Leste - Aurora;Oeste–VárzeaAlagre.

Subdivisão

O município é dividido em 5(cinco) distritos: Caririaçu (sede), Feitosa (Serrote), Miguel Xavier (Valença), Miragem e Primavera (São Lourenço).  

Clima 

Tropical  quente  semi-árido  com  pluviometria  média  de  1.170,4 mm  com  chuvas concentradas de Janeiro à Abril. 

Hidrografia e recursos hídricos 

As principais fontes de água fazem parte da bacia do Rio Salgado, sendo elas os riachos:  Damião, do Jenipapeiro,   do   Jupari,   dos   Carneiros   Munlugu,   Oitícica,   Rosário, Samambaia,  São  Lourenço  e  outros  tantos.Existem  ainda  diversos  pequenos  açudes, sendo o maior o açude Manoel Balbino. Atualmente a sede do município é abastecida  com as águas do Açude São Domingos. 

Relevo e solos 

As principais elevações são: Situado ao lado norte da Chapada do Araripe, possui dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar.As principais elevações são as serras: de São Pedro, do Boqueirão e Verde 

Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aquíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada. 

Vegetação 

A  vegetação  é  bastante  diversificada,  apresentando  domínios  de  cerradão,  caatinga  e errado. 

Economia 

A  base  da  economia  local  é  a  agricultura  do  milho  ,  banana,  feijão  e  fava;  pecuária: bovino, suíno e ovinos. 

Cultura 

Arquitetura  Antiga:  Casarão do sr. Álvaro Pereira, Casarão do Cel. Botelho, Igreja Matriz (século passado).

Os principais eventos culturais são: 

     •   Festa do Padroeiro: São Pedro de 20 a 29 de Junho 
     •   Festa do Município 18 de Agosto : Vaquejada  
                                                                                                                                                     (Fonte: Câmara Municipal de Caririaçu )

 
Como prometido, as considerações finais!

para terminar, quero deixar uma questão para reflexão: Será que a historia de Caririaçu se resume só no que está escrito acima? será que a política, a cultura, o clima, é só isso mesmo? Ou será que esse é apenas um resumo seco que coloca nossa cidade no diminutivo?

Amigo leitor, eu fico imaginando: como falar da História de Caririaçu sem se referir ao frio, gostoso e aconchegante, que ela possui (...em algumas épocas do ano), se esse é uma marca registrada nossa?!